A catarata é uma lesão ocular que torna a lente natural do olho opaca e turva, levando a diminuição, e em muitos casos, a perda da visão. A condição pode se desenvolver progressivamente e afetar um ou ambos os olhos. Sua principal causa é o envelhecimento, mas também pode ser provocado por:
- uso de colírios sem indicação médica;
- inflamações intraoculares;
- traumas;
- excesso de radiação;
- diabetes.
Os sintomas normalmente incluem sensibilidade à luz, cores desbotadas, visão noturna enfraquecida e nublada. A forma de tratamento mais eficiente para a catarata é a intervenção cirúrgica, que consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial que cumpre o papel da visão.
No mais, podem ser indicadas outras formas de tratamento dependendo do impacto que a doença tem na visão do paciente, incluindo o uso de óculos e lentes de contato, que são recomendadas em casos onde a opacidade da lente é leve e não interfere significativamente nas atividades habituais.
Cirurgia de catarata:
A cirurgia é segura e eficiente, e consiste na remoção da lente natural do olho e sua substituição por uma lente intraocular artificial. O procedimento é normalmente feito com anestesia local e de forma minimamente invasiva, levando em média de 15 a 30 minutos para ser concluída.
Durante o procedimento, o oftalmologista realiza uma pequena incisão no olho para remover a lente natural embaçada e colocar a nova lente intraocular, esta que deve ser escolhida de acordo com as necessidades do paciente e diante da análise do médico responsável. Após a cirurgia, a recuperação costuma ser ágil e a maior parte dos pacientes retoma suas atividades cotidianas em poucos dias.