O glaucoma é uma condição progressiva que afeta o nervo óptico e pode levar à perda permanente da visão. O tratamento pode ser feito de forma cirúrgica ou clínica, dependendo do quadro e da gravidade da doença.
Tratamento clínico: é normalmente feito com colírios e medicamentos orais que possuem como objetivo reduzir a pressão intraocular. Costuma ser a primeira opção de tratamento para o glaucoma por ser menos invasivo e menos arriscado que a cirurgia.
Tratamento cirúrgico: é geralmente considerado quando o tratamento clínico não surte mais o efeito esperado ou não é tolerado pelo paciente. Dentre as cirurgias mais comuns, estão:
- Trabeculectomia: consiste na criação de um novo caminho para o líquido que preenche o interior do olho, conhecido como humor aquoso, para que ele possa ser drenado adequadamente.
- Implante de drenagem: é uma outra opção que consiste na inserção de um dispositivo para auxiliar na drenagem do líquido do olho.
- Cirurgia a laser: quando se trata de glaucoma de ângulo fechado, a cirurgia a laser é uma alternativa menos invasiva à cirurgia tradicional.